Perfil

 Home / Perfil

A Sociedade Brasileira de Otologia (SBO) congrega os médicos especializados e atuantes em otologia, ramo da medicina que estuda a anatomia, fisiologia e as doenças do ouvido. Foi fundada em 29 de outubro de 1969, por um grupo de jovens otorrinolaringologistas, integrado pelo Rudolf Lang, de Porto Alegre (RS), seu primeiro presidente, já falecido.

A SBO tem se dedicado à valorização da medicina, dos médicos, dos otorrinolaringologistas e dos otologistas em especial, em prol dos brasileiros e da saúde auditiva. Defende que o sistema auditivo receba atenção integral, na prevenção de doenças que limitem a audição das pessoas. Nesse sentido, tem combatido o excesso de barulho da sociedade moderna, que se manifesta de várias formas, por exemplo, pelo uso de fones de ouvido ligados a computadores, tablets, telefones celulares e demais dispositivos móveis.

Promoveu, por vários anos, a Campanha de Saúde Auditiva. Uma de suas principais iniciativas é a Reunião da Sociedade Brasileira de Otologia, mais conhecida como Four Otology, retomada em 2014, na Bahia. É um evento científico que reúne quatro palestrantes internacionais de alta reputação na área, com conferências e análise de casos clínicos.

Estamos unidos para defender e promover o médico especialista na área da Otologia e colaborar no desenvolvimento da estrutura de assistência pública e privada para efetiva saúde auditiva de todos os brasileiros.