Com a Palavra o Presidente

 Home / Com a Palavra o Presidente

A sociedade Brasileira de Otologia completa 55 anos de fundação neste ano de 2024. O grande avanço tecnológico das últimas décadas nos dispositivos auditivos implantáveis exigiu um amplo trabalho de ensino e treinamento de novos cirurgiões para atender às necessidades da nossa população. Esse avanço tecnológico trouxe também o otologista mais próximo ao campo dos distúrbios de comunicação, exigindo que se formasse um novo perfil de otologista, muito mais preparado para lidar com a população de indivíduos com deficiência auditiva e suas necessidades, que vão muito além da restauração auditiva.

Ao mesmo tempo, a diminuição da prevalência das doenças infecciosas crônicas de ouvido, tem levado a queda no número de cirurgias e, consequentemente, maior dificuldade para treinamento de novos cirurgiões. Faz-se então a necessidade de utilização de formas alternativas para o treinamento cirúrgico, com uso de modelos artificiais e aperfeiçoamento do material didático com vídeos cirúrgicos em realidade aumentada.

Também se faz necessário o fortalecimento da cirurgia de base lateral de crânio, área tradicionalmente ligada à otologia, e que se constitui num desafio ainda maior para o treinamento de novos cirurgiões dada a complexidade dos procedimentos e a longa curva de aprendizado necessária.

Espero que tenhamos a SBO ainda mais próxima dos nossos associados, atenta às suas necessidades e, utilizando-se do exemplo deixado pelos otologistas do passado, servir os otologista do presente e preparar os otologistas do futuro.

Longa a vida à Sociedade Brasileira de Otologia!

Prof Dr Robinson Koji Tsuji
Presidente