Dr. Marcelo Mendes Tepedino

 Home / Ex-Presidentes
Presidente de 2011 a 2013

"Fiz residência médica na Clínica Professor José Kós, de 1974 a 1976, e pós-graduação na Fundação Portman, em Bordeaux, França, de 1977 a 1978. Fui professor-assistente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de 1969 a 2015. Tenho chefiado, de 1988 até a presente data, o Serviço de Otorrinolaringologia da Policlínica Botafogo.

Do período em que presidi a SBO, destaco ações de minha diretoria que repercutiram positivamente para a otologia, tanto em termos de valorização profissional, quanto para disseminação do conhecimento em nossa especialidade. Dentre eles, destaco o fomento à volta do Four Otology. A retomada desse encontro científico era um antigo sonho, que se tornou realidade em abril de 2014. Tive, então, a satisfação de presidir a comissão científica do evento, realizado com grande sucesso em Salvador, com intensa participação dos colegas e a presença de renomados especialistas brasileiros e estrangeiros. Durante o meu mandato, também apoiamos a campanha 'Caminhos da otorrinolaringologia', da ABORL-CCF, e eventos como o Simpósio de Otologia Starkey (que compartilhou conhecimentos da área de otologia e promoveu o reencontro de ex-alunos do célebre professor Paparella); o segundo Curso de Dissecção do Osso Temporal Eletrofisiologia da Audição, e o Programa de Fellowship em Otologia da Clínica Paparella, de Ribeirão Preto. Organizamos as grades de Otologia dos Congressos Brasileiros de 2012 e 2013, e representei a SBO na defesa profissional dos otologistas, no Congresso de Fonos em Bauru, em 2013.

Em outubro daquele ano, convocamos a assembleia geral ordinária da SBO, que ocorreu no dia 20 de novembro, durante o 43º Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Estava concluído o nosso mandato. Continuei contribuindo com a nova diretoria, presidida pelo Dr. Paulo Lazarini, como delegado regional do Rio de Janeiro."

Voltar