Dr. Luiz Carlos A. de Sousa

 Home / Ex-Presidentes
Presidente de 2006 a 2007

"Destaco, na minha gestão, as campanhas nacionais de Saúde Auditiva e de Prevenção a Quedas na Terceira Idade.

Essa iniciativa, a propósito, visava à redução do percentual de 30% das pessoas acima de 65 anos que sofriam quedas ao menos uma vez por ano, no Brasil. Acima dos 75 anos, a lesão acidental era o sexto maior fator de mortalidade. Mostramos que a principal origem das quedas estava dentro do ouvido.

Esse problema continua na ordem do dia em importância, pelo aumento da longevidade e consequente ampliação do número de idosos no Brasil - estima-se que cheguem a 32 milhões em 2020.

Também houve realizações como nove cursos itinerantes, recadastramento de associados, nova página de SBO na Internet e cadastramentos dos sócios na web.

Além disso, realizamos o Seminário de Políticas Públicas, em Bauru (SP), e participamos da Câmara Técnica APACs, em Brasília, e do Congresso Otoneurologia 2007, da Associação Portuguesa de Otoneurologia.

Mas, acima de tudo, minha gestão foi marcada pela divulgação de temas de interesse da otologia para a população em geral, a fim de tornar mais conhecidas as nossas áreas de atuação.

Essa transparência prosseguiu na SBO, nas demais gestões, aproximando a entidade do cidadão que, muitas vezes, por não ser do ramo, nem entendia o que significava otologia. Acima de tudo, ajudamos o país a atacar gravíssimos problemas de saúde auditiva, decorrentes da falta de conhecimento e de ações específicas para solucioná-los."

Voltar