Dr. Hélio Andrade Lessa

 Home / Ex-Presidentes
Presidente em 1993

Eleito dia 08/11/91 na Assembleia Geral realizada durante a IX reunião
da Sociedade Brasileira de Otologia, em Belém do Pará.

Nascido em 1939, Hélio Lessa é baiano, natural de Ipiaú.

Diplomou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia no ano de 1964. Interessado pela especialidade desde sua vida acadêmica, sempre desenvolveu atividades ligadas a ela. Em 1969 assumiu o cargo de Professor Instrutor de Ensino no Departamento de ORL da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Em 1970 foi Assistant Professor of Research da University of Chicago Otolaryngology Department. Dois anos após, passou a Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Aprovado por concurso, assumiu, em 1974, o cargo de Professor Auxiliar de Ensino da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, no Departamento de Otorrinolaringologia, passando a professor Auxiliar de Ensino da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, no Departamento de Otorrinolaringologia, e a Professor Assistente em 1981. Em 1989 passou a ser Professor Coordenador, responsável pela Disciplina de ORL daquela faculdade.

Lessa foi o organizador da primeira Residência Médica da disciplina de Otorrinolaringologia, no Hospital Universitário Professor Edgard Santos, cuja implantação deu-se em 1992. Foi supervisor desse programa.

Hélio foi sócio fundador da SBO, tendo sido seu vice-presidente em 1977. Da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, foi vice-presidente em 1988. Faleceu em 29 de setembro de 2013.

Voltar