Dr. Pedro Luiz Mangabeira

 Home / Ex-Presidentes
Presidente de 1975 a 1977

"Na Assembleia de fundação da Sociedade Brasileira de Otologia, o grupo mais velho, durante uns 40 minutos, tentou impedir que a SBO fosse fundada, porque iria 'dividir' a otorrinolaringologia... Já escutei este argumento outras vezes... Foi meu pai quem pôs fim a essa discussão, dizendo que a Assembleia havia sido convocada para criar a SBO, e que os contrários nem deveriam ter comparecido. Foi ele, também, quem propôs o Rudolf Lang para presidente, sendo referendado por uma grande salva de palmas.
Uma das secretárias do Lang, a Lady, cuidou carinhosamente da SBO durante muitos anos.

Uma das decisões iniciais da SBO foi a de criar um Título de Especialista em Otologia, que exigia a realização de um procedimento cirúrgico e de uma arguição teórica. Por alguma razão, ele deixou de ser oferecido, talvez para não competir com o Título de Especialista em ORL. Para mim, não há conflito algum. O título em Otologia talvez não tivesse valor legal, ou perante as seguradoras, mas certamente constituiria um motivo de orgulho para o seu possuidor, e seria mais um bonito diploma na parede do consultório.
O Simpósio de Surdez Neuro-Sensorial e Implantes Cocleares, realizado no Hospital Albert Einstein, em 1976, contou com todo o apoio da SBO e de Rudolf Lang, Helio Hungria, Roberto Martinho da Rocha, Otacílio Lopes, Clemente Ribeiro de Almeida, Maurício Malavasi Ganança, Nelson Caldas e muitos outros, que participaram ativamente das discussões. O Dr. William House, também.
Conto a história da fundação da SBO no meu blog (http://pedromangabeira.blogspot.com.br/2011/04/sociedade-brasileira-de-otologia.html)."

Voltar