Eleito em 29/10/69 durante o XVIII Congresso Brasileiro de   Otorrinolaringologia, realizado no Salão de Atos da Reitoria da   Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
 
   Reeleito dia 09/09/71 na Assembleia Geral realizada durante o XX   Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia, no Anfiteatro da   Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
 
 Lang, com Nicanor Letti, foi o artífice da Sociedade Brasileira de Otologia.
 
   Nasceu em Caçapava do Sul, RS, em 27/08/1932. Formou-se em 1958, pela   Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.   Bolsista da Deutsche Ibero Amerika Stiftung, realizou estágios em   Würzburg, na Alemanha, em Londres, em Bordeaux, em Zurique, além de Filadélfia, Chicago e Los Angeles.
 
 Chefiou o Serviço de   Otorrinolaringologia e Broncoesofagia do Hospital Ernesto Dorenelles, em   Porto Alegre, de 1962 até 1978. Em 1973 assumiu o cargo de Professor   Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia, da Faculdade de Medicina   da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
 
 Foi presidente do Departamento de Otorrinolaringologia da Associação Médica do Rio Grande do Sul, em 1969.
 
   Também como Nicanor Letti, recuperou a Revista Brasileira de   Otorrinolaringologia, projetando-a como expressão de nossa   especialidade. Por muitos anos os dois foram seus editores principais.
 
   Presidente do XVIII Congresso Brasileiro de Otorrinolaringologia,   realizado em Porto Alegre, lançou, durante o evento, as bases da Sociedade Brasileira de Otologia, sendo aclamado como seu primeiro   presidente.
 
 Rudolf Lang faleceu em Hannover, na Alemanha, em 11/05/1991.