Proteja sua audição antes de ir atrás do trio elétrico, adverte presidente da Sociedade Brasileira de Otologia

 Home / Notícias / Detalhes da Notícia

Proteja sua audição antes de ir atrás do trio elétrico, adverte presidente da Sociedade Brasileira de Otologia

12 de Maio de 2015

Milhões de brasileiros já começaram a cair na folia. Paulo Roberto Lazarini, presidente da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), recomenda aos foliões, contudo, cuidados com a audição. "O som dos trios elétricos pode atingir 130 decibéis, equivalente ao de um avião a jato, potencializado pelas condições ambientais", observa.

A saída pode ser um protetor auditivo, com o qual se pode ouvir a música sem o excesso de ruído. Outra ameaça à saúde auditiva está nos clubes com bailes carnavalescos, com picos de até 120 decibéis em ambiente fechado.

Lazarini sugere que os aficionados do carnaval informem-se nas prefeituras sobre os limites de som permitidos nos trios elétricos, e nos bailes para adultos e crianças. Nos desfiles de escolas de samba, a dica é não ficar perto das caixas de som e, se possível, usar protetores auditivos.

O especialista lembra, ainda, que as pessoas que trabalham no carnaval - músicos, seguranças, pessoal de apoio aos carros alegóricos, vendedores ambulantes, dentre outros - também devem utilizar protetores.

Além disso, como o Carnaval ocorrerá entre os próximos dias 14 e 17, no auge do verão, há mais risco de otites externas, provocadas pela conjugação de calor e umidade em piscinas e no litoral.

"Quem já tiver coceiras, escamações ou infecções no ouvido, deve redobrar os cuidados para não agravar a situação. Vá ao otorrinolaringologista, que prescreverá o tratamento e as precauções necessárias para cada caso."


Veja também em: http://jornaldiadia.com.br/proteja-sua-audicao-antes-de-ir-atras-do-trio-eletrico-sugere-presidente-da-sociedade-brasileira-de-otologia/

Compartilhe esse conteúdo com a sua rede social favorita.
Voltar