Proteja sua audição antes de ir atrás do trio elétrico, adverte presidente da Sociedade Brasileira de Otologia

 Home / Notícias / Detalhes da Notícia

Proteja sua audição antes de ir atrás do trio elétrico, adverte presidente da Sociedade Brasileira de Otologia

12 de Maio de 2015

Milhões de brasileiros vão cair na folia em meados de fevereiro. Paulo Roberto Lazarini, presidente da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), recomenda aos foliões, contudo, cuidados com a audição. "O som dos trios elétricos atinge 130 decibéis, equivalente ao de um megashow de rock, potencializado pelas condições ambientais", observa.

A saída pode ser um protetor auditivo com filtro, com o qual se ouve a música sem o excesso de ruído. Outra ameaça à saúde auditiva está nos clubes com bailes carnavalescos, com picos de até 120 decibéis em ambiente fechado.

Lazarini sugere que os aficionados do carnaval informem-se nas prefeituras sobre os limites de som permitidos nos trios elétricos, e nos bailes para adultos e crianças. Nos desfiles de escolas de samba, a dica é não ficar perto das caixas de som e, se possível, usar protetores auditivos.

O especialista lembra, ainda, que as pessoas que trabalham no carnaval - músicos, seguranças, pessoal de apoio aos carros alegóricos, vendedores ambulantes, dentre outros - também devem utilizar protetores.

Além disso, como o Carnaval ocorrerá entre os dias 14 e 17 de fevereiro, no auge do verão, há mais risco de otites externas, provocadas pela conjugação de calor e umidade em piscinas e no litoral.

"Quem já tiver coceiras, escamações ou infecções no ouvido, deve redobrar os cuidados com os ruídos carnavalescos, para não agravar a situação. Vá ao otorrinolaringologista, que prescreverá o tratamento e as precauções necessárias para cada caso."

Compartilhe esse conteúdo com a sua rede social favorita.
Voltar