Perda da audição precoce preocupa médicos e parlamentares

 Home / Notícias / Detalhes da Notícia

Perda da audição precoce preocupa médicos e parlamentares

1 de Setembro de 2014


Não é novidade que o hábito de ouvir música em alto volume pode trazer prejuízos à saúde auricular. O exagero sonoro a que os jovens estão submetidos pode causar, entre outros problemas, a perda total e irreversível da audição. 

O som quase incontrolável de boates e shows tem preocupado médicos, fonoaudiólogos e, surpreendentemente, parlamentares - há um Projeto de Lei que determina o máximo de 85 decibéis em casas noturnas e espetáculos musicais, conforme orientação da Sociedade Brasileira de Otologia. De acordo com a fonoaudióloga Marcella Vidal, a exposição continuada de sons acima desse valor pode levar, com o passar do tempo, à surdez. 

ADVERTISEMENT

O PL 5814/2013 já foi aprovado, em abril, pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) em abril de 2014 e, atualmente, aguarda designação de relator na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). De acordo com enquete disponibilizada no site da Câmara dos Deputados, 92,68% dos internautas concordam com a proposta.

Além de ocasionar problemas de comunicação, a surdez pode trazer isolamento social e, em alguns casos, dificuldades na hora de procurar emprego. O preconceito em relação ao uso dos aparelhos auditivos também é comum, mas deve-se à falta de informação a respeito da variedade de modelos de aparelhos. 

É importante que, em caso de dificuldade de audição, um otorrinolaringologista seja consultado para realizar o diagnóstico. Apesar de ser inconversível, a perda da audição pode ser contornada através do uso de aparelhos. "O ideal é consultar sempre um otorrinolaringologista e fazer uma avaliação. Ele dará as orientações necessárias para prevenir ou impedir o agravamento do problema", conclui a fonoaudióloga.


Veja também em: http://www.leiaja.com/noticias/2014/09/01/perda-da-audicao-precoce-preocupa-medicos-e-parlamentares/


Fonte: LeiaJá
Autor: Marina Meireles

Compartilhe esse conteúdo com a sua rede social favorita.
Voltar