Poluição sonora em São Paulo pode provocar depressão e distúrbios do sono, alerta especialista

 Home / Notícias / Detalhes da Notícia

Poluição sonora em São Paulo pode provocar depressão e distúrbios do sono, alerta especialista

30 de Outubro de 2014

Presidente da Sociedade Brasileira de Otologia defende ação conjunta da Prefeitura Municipal com órgãos de segurança para coibir ruído excessivo

"Os paulistanos têm razão de reclamar do barulho na cidade. Mais do que desconforto, o ruído excessivo pode provocar problemas auditivos sérios e aumentar o estresse, ocasionando até depressão", adverte Paulo Roberto Lazarini, presidente da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), também diretor do Departamento de Otorrinolaringologia da Santa Casa de São Paulo. O alerta decorre do Relatório Anual da Ouvidoria-Geral do Município, no qual as reclamações contra o barulho ficaram em terceiro lugar, após as relativas a atendimento e à poda de árvores.

Lazarini explica que o ruído constante e acima de 85 decibéis pode provocar, em casos de exposição contínua, até a perda de audição. Além disso, também pode causar irritabilidade, distúrbios do sono e, em algumas situações, intensificar queixas emocionais, como ansiedade e depressão.

"É fundamental que haja fiscalização pelos órgãos públicos e orientação da população em geral para que não produza nem se exponha a ruídos excessivos, melhorando a saúde auditiva da coletividade", defende Lazarini.

O especialista lembra que é muito comum, por exemplo, que motocicletas circulem com o escapamento aberto, propositalmente ou por falta de manutenção, o que aumenta o ruído destes veículos, causando danos à saúde do condutor e das demais pessoas expostas ao barulho. Da mesma forma, não é raro que alarmes de veículos estacionados disparem, às vezes no meio da noite, prejudicando o descanso e o conforto das pessoas na vizinhança.

"Nossa sociedade é barulhenta porque a saúde auditiva, infelizmente, não é valorizada. Temos de evitar a exposição excessiva a sons muito altos, para preservarmos uma boa audição ao longo da existência, pois ouvir é um dos fundamentos da qualidade de vida." 

Sobre a SBO

A Sociedade Brasileira de Otologia foi fundada em 29 de outubro de 1969. Completa, portanto, 45 anos em 2014. Seu atual presidente é Dr. Paulo Roberto Lazarini.

Otologia é a parte da medicina que estuda as doenças, anatomia e fisiologia do ouvido. Um dos principais avanços da otologia nas últimas décadas é o implante coclear, que reverte milhares de casos de surdez. 

A história da entidade é marcada pela luta para valorização da supraespecialidade e de seus profissionais em todo o Brasil. Estima-se que haja quase dois mil otologistas no país.

Contatos:
Carlos Thompson - MTb. 4940
(11) 99258-3892 jcthomps@uol.com.br
www.sbotologia.com.br

Compartilhe esse conteúdo com a sua rede social favorita.
Voltar