Presidente da Sociedade Brasileira de Otologia adverte para riscos do som alto no carnaval

 Home / Notícias / Detalhes da Notícia

Presidente da Sociedade Brasileira de Otologia adverte para riscos do som alto no carnaval

1 de Fevereiro de 2014

Carros alegóricos, bateria de blocos e de escolas de samba, música a todo volume nos bailes de carnaval e nos sistemas de som das festas de rua também podem ser sinônimos de riscos à audição. "Folia não pode ser sinônimo de prejuízo à saúde auditiva. O ideal seria que houvesse fiscalização para que o som não superasse 80 decibéis, nível tolerável para o ouvido humano", salienta Paulo Roberto Lazarini, presidente da Sociedade Brasileira de Otologia (SBO).

"O problema é sempre o exagero", explica o especialista. Segundo ele, as pessoas se habituaram tanto a usar fones de ouvido para ouvir música em dispositivos móveis (celulares, smartphones, tocadores de áudio digital) e em computadores que não percebem imediatamente quando os níveis de ruído ultrapassam determinados limites.

A sugestão de Lazarini é que os foliões evitem ficar próximos a caixas de som. Os riscos seriam menores se os responsáveis pelos eventos tivessem consciência dos malefícios provocados pelo som muito alto. "Não é raro que seja superior a 100 decibéis, o que pode ocasionar danos irreversíveis ao ouvido", adverte.

Lazarini também admite que dificilmente um fiscal impediria um desfile de bloco, trio elétrico ou escola de samba porque a música ameaçasse a audição dos presentes. "Cabe aos pais evitar que os filhos pequenos sejam submetidos a tanto barulho. E que os adolescentes e adultos se conscientizem de que a audição é preciosa demais para ser comprometida por um período de quatro dias de festividades", observou o presidente da SBO.

Como perceber que o som pode fazer mal à saúde? "Preste atenção ao impacto da música e da trepidação em seus ouvidos. O que for desconfortável provavelmente prejudicará seus ouvidos."

Sobre a SBO

A Sociedade Brasileira de Otologia foi fundada em 29 de outubro de 1969. Completa, portanto, 45 anos em 2014. Seu atual presidente é Dr. Paulo Roberto Lazarini.

Otologia é a parte da medicina que estuda as doenças, anatomia e fisiologia do ouvido. Um dos principais avanços da otologia nas últimas décadas é o implante coclear, que reverte milhares de casos de surdez. 

A história da entidade é marcada pela luta para valorização da supraespecialidade e de seus profissionais em todo o Brasil. Estima-se que haja quase dois mil otologistas no país.

Contatos:
Carlos Thompson - MTb. 4940
(11) 99258-3892 jcthomps@uol.com.br
www.sbotologia.com.br


Veja também em: http://www.jornalbrasil.com.br/?pg=desc-noticias&id=125513&nome=Presidente%20da%20Sociedade%20Brasileira%20de%20Otologia%20adverte%20para%20riscos%20do%20som%20alto%20no%20carnaval

Compartilhe esse conteúdo com a sua rede social favorita.
Voltar