Nem pense em comprar um aparelho auditivo sem consultar um otorrinolaringologista. A compra e a utilização destes dispositivos sem recomendação médica podem provocar danos à audição, e atrasos no diagnóstico e tratamento de doenças, como tumores cerebrais e de ouvido. O alerta é de Paulo Roberto Lazarini, presidente da Sociedade Brasileira de Otologia.
Lazarini lembra que não há somente uma forma de combater a surdez. "De acordo com o caso, podemos indicar medicamentos, cirurgias ou aparelhos auditivos. Mais recentemente, passamos a contar com a avançada tecnologia do implante coclear."
Somente o otorrino pode avaliar as condições do ouvido para uso do aparelho. Cera, descamação da pele e alergias no ouvido impedem o bom aproveitamento destes equipamentos. O médico, além disso, verifica qual o modelo mais indicado para o formato da orelha, e detecta eventuais falhas no aparelho ou na colocação da bateria.
O otorrino também pode ajudar os pacientes a superar preconceitos por fatores estéticos ou dificuldade de admitir a deficiência auditiva. "Mostramos a eles que os ganhos com uma audição melhor superam quaisquer restrições de ordem pessoal", observa.
É importante, também, a participação do médico no processo de adaptação ao aparelho. "Alguns idosos demoram mais a se ajustar ao novo hábito, especialmente quando têm um canal de orelha estreito, ou estão frequentemente em ambientes barulhentos."
Sobre a SBO
A Sociedade Brasileira de Otologia foi fundada em 29 de outubro de 1969. Completa, portanto, 45 anos em 2014. Seu atual presidente é Dr. Paulo Roberto Lazarini.
Otologia é a parte da medicina que estuda as doenças, anatomia e fisiologia do ouvido. Um dos principais avanços da otologia nas últimas décadas é o implante coclear, que reverte milhares de casos de surdez.
A história da entidade é marcada pela luta para valorização da supraespecialidade e de seus profissionais em todo o Brasil. Estima-se que haja quase dois mil otologistas no país.
Contatos:
Carlos Thompson - MTb. 4940
(11) 99258-3892 jcthomps@uol.com.br
www.sbotologia.com.br